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História
( Os dados que se seguem,
foram tirados do livro do antigo conselho de Mondim da Beira )
"Almofala " palavra
de origem árabe que significa <<arraial militar>>
ou <<acampamento>>.
Almofala , que é sede de freguesia , fica na margem direita
e ao lado do rio Barosa , entre a serra Mourisca e o outeiro do
Moinho .
A freguesia de Almofala fica na serra , e pelos seus costumes
( casas de colmo , capuchas , canastros ou espigueiros para os
cereais ) , e pelo seu viver arcaico e patriarcal , constitui
um rincão á parte , mais do domínio da Etnografia
, do que do da História . Os Serranos ( era assim que no
conselho os conheciam ) só acordavam para a vida histórica
, quando o fisco lhes batia á porta , ou em ocasião
de eleições , em que iam para a urna , congregados
e guiados pelo Pároco.
Almofala cria nas suas cercarias muito gado lanígero e
vacum ; e vende para fora muita lã , com quanto na localidade
não seja fiada nem tecida para o burel , que da mesma se
tece ( longe da povoação ) e que nos povos dali
se emprega muito para vestuário .
O pão de que se servem os de Almofala é não
só de milho , mas também de centeio e de cevada
, este ultimo sobretudo em crises de falta dos outros cereais.
O uso de capucha em mulheres e homens . É semelhante a
um manto da Sardenha, usado nas montanhas contra o frio e a humidade
, chamado gabbánu ; o capuz denomina-se de vários
modos , e entre eles kugûddu , palavra que veio do latim
cucullus , capuz ou capelo . O cucullus nos Romanos era fundamentalmente
uma peça de vestuário solta , com que caçadores
, aldeãos , viajantes , almocreves , e todos aqueles cuja
profissão os expunha a intempéries , cobriam a cabeça
: corresponde-lhes a carapuça , o carapuço , ou
o barrete dos Portugueses ; mas podia aderir a um manto , tal
como sagum , lacerna , etc. , que por esse motivo se chamava cucullatus
, -a , -um . O cucullus foi introduzido em Roma pelos povos do
Norte ; fabricava-se muito na Galia , e na Dalmacia , onde teve
origem . É possível que para cá viesse dos
Romanos , porque o estar acotoada em serras , cuja vida tem caracter
de aspecto primitivo , não basta para se declarar que ela
seja de facto primitiva . Circunstâncias especiais ( locais
, etc. ) fazem muitas vezes que coisas , que provêm da civilização
propriamente dita , estacionem , e fiquem depois de certa época
em contraste com os progressos desta . Em todo o caso as coisas
, que , não sendo primitivas , o parecem , dão-nos
magnifico auxilio no estado da vida do passado .
Almofala pertenceu ao conselho de Mondim da Beira até 26
de Junho de 1896 ; de 1896 a 1898 ao conselho de Armamar ; a 13
de Janeiro de 1898 passou para o conselho de Castro Daire.
Havia em Almofala algumas espécies de mato como : tojo
, silva , esteva , urgueira ( urze ) , trovisco ;cereais : milho
, centeio , cevada ; linho ; batata ; feijão ; cebola ;
fava ; ervilha ; melancia ; plantas hortenses . Lobos . Animais
de caça . Peixes : truta , bordalos , bogas , eiróses
. Bicho da seda e abelhas .
A lenha que o vulgo denomina chamiços é vendida
, para longe , por gente da serra ( Almofala ) , que leva em molhos
, ou ás costas , ou em jumentos , ordinariamente muito
magros . Isto acontece quase todo Inverno .
Também nos baldios de Almofala se colhe mato para estrume
, e se faz carvão cujo produto se aplica ás despesas
da Igreja .
Mapa do conselho de
Mondim da Beira |
HABITANTES DE ALMOFALA
DE 1828 A 1920
DATAS |
FOGOS |
HABITANTES |
HOMENS |
MULHERES |
1828 |
36 |
133 |
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1836 |
36 |
|
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1859 |
71 |
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1864 |
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181 |
182 |
1878 |
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197 |
201 |
1890 |
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231 |
223 |
1920 |
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127 |
525 |
Todos estes dados são
tirados do livro "Memórias de Mondim da Beira"
Dados Históricos
- 1143 - Gonçalo
Mendes vende ao Mosteiro de S.João de Tarouca, a herdade
de Cabana de Mouros.
- 20/09/1340 - D.Afonso IV proíbe o Superior do Mosteiro
de S.João de Tarouca, de exercer jurisdição
civil e criminal.
- 1470 - O Abade de S.João usava do direito de apresentação
"In solidum" do cura.
- 26/12/1248 - Faz-se um acordo do Mosteiro com o Bispo e Cabido
sobre a repartição destas ofertas e dízimos.
Quanto às primeiras, conclui-se que a Sé nada podia
exigir. Quanto aos dízimos a Sé receberia anualmente
10 moios de pão(pela medida de Tarouca) ficando o resto
para o Convento.
- 1604 - É Abade de Almofala o Vigário geral e Provisor,
Licenciado Tomé Machado de Figueiredo. Ainda o era em 1607.
- 1738 - Jacob Fernandes, oficial galego, morador em Chafariz
da Ponte, contratou as obras de pedraria da Igreja de Pendilhe,
juntamente com Manuel Rodrigues Paiva, da Rua da Calçada.
Estava casado com Maria Pereira de Almofala e Baptizou uma filha
na Sé.
- 23/06/1728 - Morre o cura do Mezio (P.Paulo da Fonseca) com
testamento que também favorecia a Senhora das Candeias
de Almofala.
- 1735 - Sobre bens do Convento, este possuía em Almofala
uma casa a servir de tulha.
- 17.... - O Abade do Mosteiro exercia de facto a jurisdição
episcopal no seu couto, nomeava curas para as filiais de Alvite,
Almofala e Vila Chã do Monte.
- 1782 - É passada carta de cura a Bernardo Cardoso, do
Couto para Almofala.
- Afonso Henriques - A Herdade no couto do Convento de S.João
de Tarouca incluía S.Bráz do Burgo(S.João
de Tarouca), Sever, Alvite, Vila Chã do Monte e Almofala.
- Dolmens - Temos "a pedra da anta".
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