LES ARCHIVES SUR LE CARNAVAL DU BRESIL
                    Archives sur le Carnaval 2001  

 PLAN DU SITE
 Accueil
 Le Carnaval de Rio
 Le Carnaval de Bahia
 Le Carnaval de Recife
 Le Carnaval de São Paulo
 Autres carnavals
 Histoire
 Liens
 Bibliographie
 Nous écrire
 Forum
 Liste de discussion
 Livre d'or
 Archives

  Carnaval 2000
  Carnaval 2001
 Chat

 LIENS
 Liesa

 RIOTUR
 Mairie de Rio de Janeiro


Les GRES de l'Ecole de Samba União da Ilha
Le Carnaval de l'
União da Ilha en l'année 2001

Cette Ecole de Samba représente les carnavalescos de l'île du Gouverneur, au milieu de la Baie de Rio. Elle a été fondée en 1953.
 

Couleurs
Les couleurs de l'União da Ilha sont le Bleu, le Blanc et le Rouge.


Présentation

La présentation de l'enredo "A UNIÃO FAZ A FORÇA COM MUITA ENERGIA" - Carnavalesco e Autor do Enredo: Vanni

L'enredo A União da Ilha do Governador através de seu enredo para  o carnaval do ano 2001, de autoria do carnavalesco Wany Araújo, mostrará que a ENERGIA é o princípio de tudo. Parte sua compreensão dos níveis subatômicos, isto é, dos níveis mais elementares que o próprio átomo.

As manifestações físicas da natureza sempre despertaram no homem a curiosidade e desde tempos mais remotos ele busca explicações para situar-se neste contexto.

Um grande passo foi dado, há dois mil e quinhentos anos, por Thalles, filósofo grego, realizando diversas experiências a respeito de ENERGIA, força e suas interações. A partir daí, o interesse sobre o assunto tornou-se cada vez maior.

Fruto do estudo cada vez mais sitemático e das grandes descobertas científicas ao longo do tempo, várias foram as conquistas para a tecnologia. O dínamo, a lâmpada elétrica, e mais adiante as usinas hidrelétricas, vieram possibilitar uma evolução social. A exemplo da instalação na cidade do Rio de Janeiro dos bondes elétricos, tornando a cidade mais maravilhosa; a instalação da iluminação pública, inspirando o romantismo e boemia e a instalação do telefone, encurtando distâncias e contribuindo para o desenvolvimento financeiro da então capital do Brasil.

Com o tempo, o homem descobre novas formas de transformar a ENERGIA. Surgem as placas com células fotoelétricas transformando a ENERGIA SOLAR em eletricidade. Nos campos agrícolas a ENERGIA EÓLICA, captada nos ventos, substitui o serviço de tração animal melhorando a produção. Iniciando uma viagem sem fim ao seu imaginário, o homem ruma para grandes descobertas, através da transformação da ENERGIA NUCLEAR.

Devemos considerar as fontes de ENERGIAS ALTERNATIVAS, como também as chamadas energias advindas da BIOMASSA. O carvão mineral, o xisto betuminoso, o petróleo, o álcool, o óleo vegetal, a reciclagem do lixo, os restos de vegetais, o gás natural e o gás metano, também conhecido como gás do pântano.

A ENERGIA é uma forte aliada do homem. Sua transformação é sem dúvida uma das maiores conquistas tecnológicas. Seus benefícios, porém, dependem crucialmente da forma pela qual é utilizada. A falta de respeito aos seus conceitos trazem muitas vezes conseqüências fatais. A utilização indevida da energia elétrica, através dos fios congestionados nas entradas das vilas e cortiços, as instalações elétricas mal executadas e as ligações clandestinas, conhecidas como "gatos", são exemplos reais de perigo do cotidiano das grandes cidades. Ressalta-se também, a prática de soltar pipas e balões como exemplo vivo da negligência do homem, para com as torres de alta tensão, estações de energia elétrica e usinas de biomassa.

Com a velocidade da luz, o kilowatt, o servidor elétrico, une nesta noite todas as formas de ENERGIA. Girando como o mundo, o casal de mestre-sala e porta-bandeira geram a energia do nosso carnaval, com a carga total e sonora da nossa bateria, com a intensidade luminosa e colorida das baianas, desenhando fórmulas energéticas numa corrente contínua, com a energia das alas, com o gingado sensual dos corpos suados, na vibração do canto e da dança. É o show da energia mental, do amor e da paz.

 

 

 

Site internet: www.uniaodailha.com.br


La batterie de Salgueiro

 

 


Mestre-sala et
Porta-bandeira
(Salgueiro)

 


Sources
Site de la LIESA pour les détails de l'organisation.

Crédits photos: EMBRATUR et Escola de Samba do Salgueiro.

 
     
Accueil | Carnaval de Rio | Carnaval de Bahia | Carnaval de Recife | Carnaval de São Paulo | Autres Carnavals
Histoire | Liens | Bibliographie | Nous écrire | Forum | Chat | Liste sur le Carnaval | Livre d'Or | Archives | Le Brésil

© Ari Damasceno de Oliveira, Rio de Janeiro, avril 2002. Reproduction interdite sans autorisation de l'auteur.