O material necessário

 

ÍNDICE

1. O equipamento

1.1. O processador

1.2. A placa-mãe

1.3. A memória RAM

1.4. O monitor

1.5. A placa de aquisição

1.6. Os controladores

1.7. O disco rígido

1.8. A placa de som

1.9. Colunas

1.10. Leitor de DVD-Rom

1.11. Gravador de CD-Rom

2. Os programas

2.1. Programas de conversão áudio

2.2. Programas de conversão vídeo

2.3. Programas de leitura áudio e vídeo

2.4. Programas de montagem áudio e vídeo

2.5. Programas de gravação

2.6. Outros programas

 

1. O equipamento

 

Ultimamente, a Microsoft e a Apple têm elogiado os seus sistemas operativos por permitirem realizar vídeos no computador com muita facilidade. Basta ligar uma máquina de filmar e já se pode começar a fazer a montagem. Na realidade, isto só se torna possível se for escolhido com muito cuidado o equipamento. O truque será adequar da melhor forma as suas necessidades com os meios que se pretende dar. h

1.1.1. O processador

Antigamente, os processadores dos computadores não eram suficientemente potentes para realizar vídeos e era preciso auxiliar-se de uma placa de aquisição específica equipada de um codec (hardware). O preço atingia os 4000€, o que tornava a montagem vídeo muito onerosa.

Hoje tudo mudou com o melhoramento do desempenho dos processadores. O mínimo aceitável será um Mac ou um PC a 350Mhz. Obviamente, maior será a potência, maior será o desempenho.

Por haver ultimamente uma grande concorrência entre os fabricantes na montagem vídeo, os computadores mais recentes dispensam de uma placa de aquisição, sendo apenas necessária uma placa FireWire (ou i-Link) que permite transferir imagens vídeo de uma câmara para o computador. h

1.1.2. A placa-mãe

É sem dúvida uma parte essencial do computador, já que é aqui que são geridos todos os periféricos. As placas-mães de fraca qualidade gerem frequentemente conflitos entre eles. O melhor será escolher pelo seguro, placas fiáveis, como a Asus, mesmo se são mais caras.

De qualquer forma, os fabricantes das placas de aquisição vídeo propõem geralmente uma lista de placas-mães testadas e aprovadas. Em caso de problema, é preciso não hesitar em ir à Internet descarregar a última versão da Bios da placa-mãe (no sítio do fabricante) e efectuar, caso seja necessário, manipulações nessa mesma Bios com vista a optimizá-la para o trabalho em vídeo digital.

Por fim, há que referir que algumas placas-mães possuem um conector IEEE-1394 ou FireWire integrado, o que dispensa a compra de uma placa de aquisição. h

1.1.3. A memória RAM

O desempenho de algumas placas de aquisição vídeo depende directamente da quantidade e rapidez da memória presente. Considera-se 256Mo o mínimo aceitável, mas para trabalhar de uma forma confortável, sugere-se 512Mo. h

1.1.4. O monitor

Maior for o monitor, melhor. Alguns programas necessitam de abrir várias janelas para poder aceder a todas as funções. Para um programa com o Adobe Premiere, um monitor de 17’’ ou de 19’’ será o mínimo para poder trabalhar. h

1.1.5. A placa de aquisição

Muitas placas-mães, placas gráficas (como a Altin-Wonder Radeon 8500DV) e placas de som (as Sound Blaster Audigy) integram uma interface FireWire. Se não for o caso, existem muitas placas padrão como a DV Wizard da Hauppauge, a DV Action da Hércules ou a embalagem DV Premiere da Electronic-Design. Muitas dessas placas permitem receber o sinal de televisão, muito útil para gravar em tempo real programas televisivos no disco rígido. h

1.1.6. Os controladores

Em princípio, os sistemas Windows 98SE, 2000 e XP reconhecem os controladores das placas. Em caso de incompatibilidade (nomeadamente com o XP), é preciso ir à Internet aos sítios dos fabricantes descarregar os controladores actualizados. h

1.1.7. O disco rígido

Transferir imagens vídeo no computador ocupa muito espaço. Um minuto em DV corresponde a 220Mo no disco rígido. É preciso então estar equipado de um disco com uma grande capacidade, pelo menos 20Go.   Quanto à velocidade da largura da banda, a aquisição de imagens vídeo só necessita de 3,6Mo por segundo. Hoje, qualquer disco rígido atinge os 15Mo por segundo.

Por fim, deve-se verificar se a opção DMA (Direct Memory Access) está activa em relação ao disco rígido. Para o confirmar, vai-se às Propriedades do Gestor dos Periféricos, clica-se em Parmetros e verifica-se se a opção DMA está seleccionada. Se não for o caso, é necessário reiniciar o computador até que as alterações tenham efeito. h

1.1.8. A placa de som

O melhor será ter uma placa capaz de oferecer som em vários canais (frente e trás). Sugere-se por exemplo a Game Surround Muse Xl da Hércules, que tem uma boa relação qualidade/preço. h

1.1.9. Colunas

Para desfrutar de um som de qualidade e com uma potência confortável, é melhor optar por quatro colunas e uma caixa de baixo. A Creative Labs e a Altec Lansin são os melhores construtores do mercado. h

1.1.10. Leitor de DVD-ROM

Indispensável para codificar os filmes DVD em Divx ou em VCD/SVCD, com vista à utilização posterior de diversas sequências na realização vídeo. h

1.1.11. Gravador de CD-ROM

É preciso um gravador que grave a 6 ou 8X. É preciso ter cuidado com as velocidades superiores porque aparecem mais erros de gravação.

Também é preciso escolher um suporte de qualidade. Os CDR’s demasiado baratos estragam-se com muita facilidade. O melhor é apostar em marcas como a Memorex, a Verbatim ou a Kodak. h

 

2. Os programas

 

1.2.1. Programas de conversão áudio

- dBpowerAMP Music Converter (dMC) (+ Pack)

Este programa permite comprimir tudo num mesmo formato ou pelo contrário, em muitos formatos diferentes. Polivalente, é também ergonómico.

O programa não necessita de ser iniciado, a conversão executa-se directamente no Explorador do Windows. Basta um simples clique direito sobre os ficheiros áudios e seleccionar o formato alvo para os converter.

Isto só se torna possível com a instalação de codecs específicos que aumenta a lista dos formatos reconhecidos na descodificação e na codificação.

Descarrega-se no sítio oficial www.dbpoweramp.com (em inglês).

- Thomson mp3Pro Player

Thomson mp3Pro Player é o leitor e codificador oficial dos criadores do formato mp3Pro.

Descarrega-se no sítio oficial www.thomson-multimedia.com/gb/ (em francês ou em inglês).

- DVD2AVI

DVD2AVI é um programa, como o nome o indica (DVD to AVI: DVD para AVI) que permite converter um DVD-Vídeo em formato AVI. Mas o mais interessante é que permite igualmente extrair e converter qualquer pista áudio PCM, MP2 ou AC3 proveniente do vídeo formato MPEG-2 (ficheiro MPEG-2, VOB de DVD-Vídeo ou MPG de Super Vídeo CD).

No caso de vídeos multilingues, uma pista específica pode ser seleccionada. A pista escolhida é depois extraída (PCM > .wav, AC3 > .ac3, MPEG-1 Layer 2 > .mp2) ou convertida (AC3 > .wav em Dolby Surround), e por fim comprimida noutra formato com a ajuda do programa dBPowerAMP Music Converter.

Descarrega-se no sítio oficial http://hiroko.ee.ntu.edu.tw (em chinês e em inglês). Uma versão francesa está disponível em www.media-video.com.

- Streamripper (versão 2 e versão 3)

Streamripper é um plug-in, que permite ao WinAmp gravar música difundida nas rádios da Internet em mp3 no disco rígido.

Descarrega-se no sítio oficial http://streamripper.sourceforge.net (em inglês). h

1.2.2. Programas de conversão vídeo

- VirtualDub (+ Filtro da legendagem)

Este programa, para além de editar ficheiros vídeos no formato AVI, permite gravar vídeo em proveniência da placa de televisão ou da placa de aquisição vídeo.

Entre outras funções, VirtualDub corta sequências, corrige a luz e o contraste, esconde luzes à volta da imagem (defeitos produzidos por algumas placas), retira bandas pretas de um filme e ainda converte a frequência de gravação áudio.

Depois de fazer tudo isso, o programa exporta o trabalho em AVI.

Descarrega-se no sítio oficial http://virtualdub.sourceforge.net (em inglês). Pode-se também procurar mais filtros em www.vdfilters.f2s.com (em inglês igualmente).

- TMPG Encoder

TMPG Encoder é um programa que comprime o vídeo e o áudio no formato MPEG (MPEG-1 e MPEG-2, MPEG-1 Layer 2 respectivamente). Isso permite criar ficheiros compatíveis com os formatos tais como o Vídeo CD, o Super Vídeo CD e o DVD-Vídeo.

Dispõe também de ferramentas que permitem juntar um ficheiro áudio e um ficheiro vídeo num só ficheiro MPEG e vice-versa, extrair o ficheiro vídeo e o áudio de um ficheiro MPEG.

Este programa deixou de ser gratuito (apenas as primeiras versões o são). Descarrega-se no sítio oficial www.tmpgenc.com (em japonês e em inglês).

- SmartRipper

SmartRipper é um programa que procede à extracção de ficheiros provenientes de um DVD-Vídeo. Descodifica o conteúdo dos ficheiros e copia-os no disco rígido. O resultado obtido pode ser trabalhado na edição vídeo e ser convertido noutro formato.

Não existe nenhum sítio oficial.

- Vidomi

Vidomi é um programa que permite converter qualquer ficheiro vídeo do formato MPEG-2 para o formato AVI. Certos ajustes são possíveis como suprimir bandas pretas nos filmes ou converter frequências áudios.

Descarrega-se no sítio oficial www.vidomi.com (em inglês).

- DVDx

Este programa permite arquivar um DVD Vídeo em Vídeo CD ou em Super Vídeo CD. Converte portanto um vídeo do formato VOB para o formato MPEG-1 ou MPEG-2, sendo compatível com os suportes Vídeo CD e Super Vídeo CD.

É possível escolher a língua, de seleccionar as legendas, de fazer um zoom de forma a reduzir as bandas pretas. Pode-se ainda cortar um vídeo em vários ficheiros, o que é muito útil se o vídeo for muito comprido e não couber num só CD.

Descarrega-se no sítio oficial www2.labdv.com/dvdx (em inglês).

- IsoBuster

IsoBuster é um programa que permite explorar a maior parte dos ficheiros Imagens CD existentes (um ficheiro imagem CD é um ficheiro único, que contém toda a estrutura, as pastas e os ficheiros de um CD). O programa pode recuperar os ficheiros vídeos da estrutura CD de um Vídeo CD ou de um Super Vídeo CD recriando-os no formato MPEG de origem.

Descarrega-se no sítio oficial www.isobuster.com ou www.smart-projects.net (em inglês). h

1.2.3. Programas de leitura áudio e vídeo

- WinAmp

WinAmp é o programa mais divulgado no mundo dos PC. Lê a maior parte dos formatos áudio e pode descomprimir a maior parte destes formatos em WAV e ainda os converter noutros formatos.

Descarrega-se no sítio oficial www.winamp.com (em inglês). A tradução francesa está disponível em http://darkcristal.com/winampfr/

- Windows Media Player

Uma referência no mundo dos computadores, associado ao sistema operativo Windows. Lê quase tudo (com os codecs devidamente instalados).

Descarrega-se no sítio oficial www.microsoft.pt (em português).

- The Playa

Leitor oficial do DIVX, proposto pelos criadores. Descarrega-se no sítio oficial www.projectmayo.com (em inglês).

- Micro DVD Player

Programa que lê DVD Vídeo e também ficheiros áudios e vídeos em vários formatos.

Descarrega-se no sítio oficial www.tiasoft.de (em alemão e em inglês).

- BSPlayer

Este programa lê os vídeos DIVX e os ficheiros AVI, MPEG-1 e MPEG-2.

Descarrega-se no sítio oficial www.bsplayer.org (em inglês). O programa é multilingue e tem a escolha do português.

- FusionSoft DVD Player

É um dos poucos programas grátis que lê os DVD Vídeo no PC. Gere os menus desde a escolha da língua e dos subtítulos ao acesso aos capítulos.

Descarrega-se no sítio oficial http://fusionsoft.multimania.com (em francês). h

1.2.1. Programas de montagem áudio e vídeo

- Adobe Premiere

Inspirado nas soluções profissionais da Avid, é uma das referências no mundo da montagem vídeo. Possui imensas funções e uma grande compatibilidade com os programas de efeitos do mesmo editor: After Effects (ver em www.adobe.com – em inglês).

          As versões anteriores à 6.0 não são compatíveis com a placa DV na norma OHCI. Mais informações em www.adobe.fr (em francês).

- Ulead MediaStudio Pro

Por vezes preferido ao Premiere por ser mais barato e mais intuitivo, MediaStudio Pro propõe uma série de ferramentas muito úteis, desde a captura vídeo, a montagem, a titulação, o tratamento do som e os retoques de imagens. A última versão integra igualmente um módulo facilitando a criação de um DVD ou de um Vídeo CD.

Mais informações em www.ulead.co.uk/fr (em francês).

- MainConcept MainVision

Programa de efeitos especiais. Contém muitos filtros e é compatível com Adobe Premiere.

Mais informações em www.mainconcept.de (em alemão e em inglês)

- ScenalyzerLive e Scenalyzer

O primeiro é um programa de aquisição vídeo. O segundo é um programa que identifica automaticamente os planos de um vídeo.

Podem ser descarregados no sítio www.scenalyzer.com (em inglês).

- Boris Red

Boris Red é um programa de efeitos especiais e de titulação em 3D, compatível com Adobe Premiere. Mas o preço é caro.

Mais informações em www.borisfx.com (em inglês).

- Ulead DVD Workshop

Este programa permite fazer a aquisição de vídeos, de criar menus e de gravar o conteúdo no suporte DVD, SVCD ou VCD.

Mais informações em www.ulead.com (em inglês).

- Sonic Foundry Sound Forge

Os programas de montagem vídeo são por vezes limitados em relação ao som. Este programa é uma referência no que diz respeito à mistura e ao tratamento do som.

Mais informações em www.sonicfoundry.com (em inglês).

- Sonic Foundry Vegas Áudio

Diferente do Sound Forge na medida em que este programa é capaz de trabalhar com várias pistas sonoras ao mesmo tempo. Permite colocar e deslocar os sons em várias pistas.

Mais informações em www.sonicfoundry.com (em inglês).

- Creative Wave Studio

Este programa permite gravar o som e de misturar e tratar o som de uma forma simples.

Mais informações em www.creative.com (em inglês).

- Philips SVCD Designer

Programa profissional que permite criar legendas para o SVCD.

Mais informações em www.philips.com (em inglês).

- SubtitlesK5ky

Programa de criação de legendas para o Micro DVD.

Mais informações em www.volny.cz/subtitlesk5ky/ (em checo).

- Subtitle Workshop

Programa de criação, de edição e conversão de legendas.

Pode ser descarregado em http://deksoft.cjb.net (em espanhol).

- SSA Script Converter

Programa que converte as legendas do formato .srt (SubRip) para o formato .ssa (SubStation Alpha).

Pode ser descarregado em www.divx-digest.com/software/srt2ssa.html (em inglês). h

1.2.2. Programas de gravação

- Burning CD

Burning CD é um plug-in para o WinAmp que permite gravar um CD Áudio a partir de ficheiros Wave ou mp3.

Descarrega-se no sítio oficial www.gutenberg-software.com (em francês e em inglês).

- VCD Easy

Programa que possui um interface gráfico cujo objectivo é simplificar a utilização de dois programas: VCD Imager e CDRDAO.

VCD Imager cria a estrutura de um CD Vídeo na norma Vídeo CD ou Super Vídeo CD a partir de ficheiros vídeo já comprimidos em MPEG. Gere várias especificidades (vídeos múltiplos, menus interactivos, criação de capítulos) e propõe muitas ferramentas. O CDRDAO é um programa de gravação. Ambos são gratuitos mas são difíceis de usar.

VCD Easy integra estes dois programas facilitando a utilização. Descarrega-se no sítio oficial www.vcdhelp.com/ (em inglês).

- Nero Burning Rom e Nero Express (+ versão portuguesa)

Programas de gravação muito completos. Mais informações em www.ahead.com (em inglês). h

1.2.3. Outros programas

- Advanced DIVX BitRate Calc!

Permite determinar o débito vídeo digital para poder depois gravar um filme num CD.

O sítio oficial é de difícil acesso. Descarrega-se em www.divx.com (em inglês).

- Chapter-X-Tractor

É um programa que recupera as durações dos capítulos de um DVD Vídeo para as utilizar por exemplo no VCD Easy quando o vídeo é convertido.

Descarrega-se no sítio oficial http://christophe.paris.free.fr (em inglês). h