DIVERTIMENTOS CONTRA O ABORRECIMENTO

 

1-   Super-homem

Em muitas escolas do país, o murro que dá no corredor é vidrado e das salas de aula vê-se o que se passa lá. Enquanto uns estão em aula, pede a um colega forte de o levar às costas (ou vice-versa) e de correr no corredor de maneira a que as pessoas nas salas tenham impressão de o ver voar à Super-homem. Depois de ter feito o corredor, ouvirá com certeza muitos risos.

 

2-   Planta monstruosa

Agarre numa camisola verde e ponha-a sobre a cabeça. Depois, passe em frente das janelas de aula.

 

3-   Ténis

Uma mistura de ténis e de hóquei. Basta agarrar uma caneta e um pequeno berlinde. Depois as regras são simples: o primeiro que põe o berlinde fora do campo perde (deve delimitar o campo na mesa). Pode-se colocar obstáculos (borracha, caneta…). É uma boa ocupação para não se aborrecer na aula, mas é preciso prever bastantes berlindes ou bolinhas (perdem-se facilmente).

 

4-   O laxativo

 

Muito difícil de realizar. Se tem um professor que traz o seu café na sala e você está sentado na 1ª fila, por que não pôr lá laxativo? É engraçado, se não for apanhado claro. Ou então, põe laxativo num sumo de um colega chato e na casa de banho algo que se pareça como merda (ou até mesmo merda de cão). Assim, o colega bebe o laxativo, corre à casa de banho e como a casa de banho está cheia de merda, que se desenrasque!

 

5-   Futebol a tinta

Pegue em dois pequenos tubos (uma caneta sem o bico por exemplo), uma pequena saqueta de plástico e uma gota de tinta. Desenhe as balizas na saqueta e comece o jogo de futebol, soprando na gota de tinta. Pode jogar com um colega mas cuidado, não envie a gota de tinta para a sua cabeça.

 

6-   Os foguetões

Peque num cartucho de tinta, de preferência comprido e vazio. Faça duas fendas na parte de trás e coloque lá um bocado de papel, para fazer as asas. Acrescente uma bolinha de cola na parte da frente, depois atira o cartucho como se fosse uma seta. Em princípio, deverá colar-se onde a lançar (parede, tecto, vidro…).

 

7-   Partir os dedos

Os sádicos gostam disso : basta estalar os ossos do seu corpo (dedos, joelhos, etc.) para ouvir logo um grito de uma rapariga assustada. Não resulta se houver barulho na sala.

 

8-   A onda

Quando o professor está de costas viradas, tente fazer a onda na sala (como nos estádios de futebol). É óbvio que só funciona quando toda a turma participa.

 

9-   Fórmula 1

Para os amadores de velocidade, desenhe uma pista numa folha com a ajuda de um marcador por exemplo, dando nomes estúpidos aos circuitos (curva Fernanda Serrano, túnel Lady Diana…). Depois, pegue na caneta, agarre-o bem e tente fazer o máximo de voltas no tempo mínimo sem sair da pista.

 

10-                     Esgrima

Tente uma partida de esgrima com marcadores com um colega seu. Suba as mangas para não sujar a roupa.

 

11-                     Fim de frases

Para cansar os professores, repete tudo o que diz o professor, para criar uma forma de eco. Tente colaborar com os colegas, para fazer isso de vários pontos da sala. Alguns professores gaguejarão, outros pararão e outros ficarão indiferentes.

 

12-                     Caneta barulhenta

Organize um concurso «clique clique». Peguem em canetas, ponham lá dentro um pequeno berlinde e na aula façam barulho. Isso deverá usar os tímpanos dos professores.

 

13-                     Bingo

Prepare uma lista de palavras (10 por exemplo) e tente colocá-las numa conversa que tem com o professor, ou, mais difícil ainda, que ele as diga. Tente arranjar palavras bizarras para tornar o jogo mais interessante.

 

14-                     Bolinhas de cola

Agarre num tubo de cola de gel e faça pequenas bolinhas. Pode fazer muitas coisas : jogar ténis, futebol, esticá-las, atirá-las contra a parede ou sobre um colega chato…

 

15-                     Rãs em papel

Nas aulas chatas, pode fazer rãs em papel (para as dobras, desenrasca-se!). Depois, quando tem rãs suficientes, pode organizar concursos de saltos em altura, em comprimento ou de precisão. Um excelente divertimento portanto.

 

16-                     À procura da agenda

Uma ocupação a fazer, mesmo quando não se tem aulas. Passeie pela escola perguntando várias vezes (uma pessoa diferente de cada vez claro) e em cada sala se a agenda de uma turma virtual está lá. Ao fim de 5-6 pessoas terem perguntado pela agenda, os professores deverão começar a chatearem-se.

 

17-                     Jogo do alfabeto

Para aqueles que não conhecem as regras, escolhe-se várias categorias (países, animais, profissão, etc.) e depois escolhe-se uma letra. O objectivo é encontrar o máximo de palavras começando com a letra em cada categoria. É um bom jogo para passar bons momentos em aulas chatas.

 

18-                     Estatísticas

Um jogo engraçado consiste em contar o número de vezes que o professor repete uma palavra (todos temos um tique de linguagem). É só agarrar numa folha e contar (exemplos: pois, não é, etc.).

 

19-                     Partidas de participações

Se o professor tem a má ideia de deixar as folhas das participações perto de si, agarre nalguns e preenche-os com nomes de alunos muito sérios com justificações completamente irrealistas como «Lê revistas pornográficas na aula» ou «Dança polca no funda da sala». Em princípio a administração deverá achar piada e o professor pode ser mal visto.

 

20-                     Batalha de rolhas

Recupere um máximo de rolhas de cortiça e organize uma pequena batalha na aula. A vantagem das rolhas é que não magoam, podemos as lançar com força.

 

21-                     O correspondente estrangeiro

Tente fazer crer aos seus professores que tem um correspondente estrangeiro em casa e que ele gostaria de descobrir como são as aulas no seu país. Claro que é um amigo seu que desempenhará o papel de estrangeiro. Terá de ser um actor, porque é um papel difícil de fazer.

 

22-                     Os balões

Tente arranjar uma pequena garrafa de hélio e balões. Durante a aula, enche-os e larga-os quando o professor tem as costas viradas. No fim da aula, haverá um conjunto de balões no tecto.

 

23-                     Quem quer milionário

Invente perguntas, que podem ser estúpidas, e jogue a «Quem quer ser milionário».

 

24-                     Hóquei na mesa

Faz-se balizas com marcadores e borrachas. Dobre-se a ponta de compassos, para fazer os estiques. Arranja-se a bola e joga-se!

 

25-                     Estou?

Quando um colega tem o telemóvel a tocar, quando este pára de tocar, diga «Estou?».

 

26-                     Marcador indelével

Se o professor escreve num quadro branco, substitui a ponta do seu marcador por uma que não se apaga. Ao fim de alguns minutos, ele tentará de apagar e lutará até ao fim da aula.

 

27-                     O jogo da calculadora

Pegue numa calculadora, enche a metade do ecrã com caracteres. Depois, um colega carregue na tecla Del e você noutra tecla qualquer, rapidamente, até uma das extremidades da linha seja atingida.

 

28-                     O programa

Elabora-se um programa para a turma toda, do género: às 8h05 toda a gente se levanta e depois senta-se, às 8h12 toda a gente levanta os braços, às 8h28 toda a gente diz a palavra «viva» … É giro se guardarem a calma e os relógios estiveram acertados.

 

29-                     Insulto despercebido

Quando fala para o professor, introduza pequenos insultos nas frases, do tipo «Sim Professora, mas o cubo de 10 pela raiz de 57 não é proporcional, estúpida, porque tomando o vector multiplicador…»

 

30-                     Professor hindu

Um bom truque para enervar um professor: quando ele fala, não olha para ele nos olhos mas no meio da sua testa. Ao fim de 5 minutos, terá a impressão de ter algo lá, irá coçar a testa ou perguntará o que é que ele lá tem. Aí, terá apenas de responder, de um ar inocente, que ele não tem nada.

 

31-                     Batoteiro

 

Durante um teste, tenta fazer crer que tem uma cábula escondida (olhando para o estojo, etc.). O professor chega, vê que não tem nada e ficará confuso. Se repetir essa atitude várias vezes, pode ser que mais tarde consiga cabular sem problemas.

 

32-                     Micados

Agarre nos lápis de cor, faça um monte na mesa e jogue ao Micado com o seu vizinho.

 

33-                     Bola a voar

Faça uma bola de papel e com um colega bastante afastado de si, façam passes. O primeiro que deixa cair a bola ou que se deixa surpreender pelo professor deve um rebuçado ao outro !