English version Version française

Malária N° 8 - Assunto N° 1


REPUBLICA DE ANGOLA, MINISTERIO DA SAUDE, MALARIA EM ANGOLA (BREVE ANALYSE DA SITUACAO ACTUAL)
Balbina Ventura Félix


SUMARIO
A malária em Angola apresentase de forma endémica e é a 1a causa de mobimortalidade dentre doenças transmissíveis mais frequentemente notificadas.
0 quadro epidemiológico tem vindo a agravar-se, tendo sido notificado uma média de 286.000 casos médios anuais no década de 70, progredindo para 864.000 no década de 80 e nos últimos 5 anos foram notificados mais de 679.000 casos médios anuais.
Concomitantemente tem-se observado, aumento considerável de casos graves, e de casos de resistência Cloroquina, (observado desde 1984) embora seja difícil actualmente informar qual a magnitude do resistência aos antimaláricos e insecticidas, por falta de estudos regulares neste sentido.
0 Programo Nacional de Controlo à Malária instituído desde 1982, tem funcionado de forma irregular estando muito dependente de financiamento de agências externas e do instabilidade sóciopolítico-económica que o País enfrenta.
As medidas de controlo em curso e a estratégia de implementação do Programa são elaboradas no base de disponibilidade financeira de momento e estabelecida de forma universal para todo o território nacional versus estratégias específicas para cada região de acordo com o nível de endemicidade observada.
Neste trabalho pretendese fazer uma breve análise do situação epidemiológica actual do Malária, assim como a evolução do Programa Nacional de Controlo à Malária, com vista a ser Identificadas áreas para revisão do estratégia actual que se adaptem à actual situação sócio-económica do País.


Indice N°8Assunto precedenteOrdem este artigoAssunto seguinteIndice seguinte
Páginas mantidas pelo Dr. Stéphane DUPARC - Marte 98