A montagem

  com o Adobe Premiere 6.0

ÍNDICE

1. Preparação da montagem

1.1. Modificação dos parâmetros do projecto

1.2. O ambiente de trabalho do programa de montagem

1.3. Importação dos ficheiros

2. Realização da primeira montagem

2.1. Escolha e ajustamento das sequências vídeo

2.2. Inserção das sequências na linha do tempo

2.3. Usar as ferramentas da montagem

2.4. Pré-visualização de uma montagem

3. Enfeitamento da montagem

3.1. Escolha das transições

3.2. Inserção de uma transição

3.3. Criação de um título

3.4. Transparências e trajectórias

4. Filtros e efeitos especiais

4.1. Criar acelerações e efeitos de câmara lenta

4.2. Acrescentar efeitos especiais

4.3. Usar os filtros de aferição

5. O tratamento do som

5.1. A montagem do som

5.2. Acrescentar um comentário

5.3. Acrescentar efeitos sonoros

5.4. Realizar uma mistura

 

O programa usado na montagem é o Adobe Premiere 6.0. É dos mais completos do mercado actualmente.

 

1. Preparação da montagem

 

1.1. Modificação dos parâmetros do projecto

É extremamente importante definir correctamente os parâmetros do projecto, pois caso esses parâmetros sejam diferentes do início até ao fim da cadeia da pós-produção, a qualidade das imagens e do som pode degradar-se. Por outro lado, o trabalho poderá demorar mais tempo e a montagem tornar-se um processo muito penoso.

Em primeiro lugar, deve-se dar um nome ao projecto e gravá-lo em Fichier, Enregistrer sous. O ideal é que esse projecto esteja no mesmo disco rígido ou na mesma partição dos ficheiros vídeo capturados. Convém de vez em quando gravar o projecto indo a Fichier, Enregistrer ou carregando nas teclas de atalho CTRL + S. Existe também uma função de gravação automática, em Edition, Préférences, Enregistrement automatique/Annuler….

A seguir, é preciso definir a pasta onde o Premiere irá armazenar os ficheiros temporários de pré-visualização vídeo e áudio. Define-se em Edition, Préférences, Disques de travail/Pilotage de matériel. A opção Même que le projet significa que os ficheiros serão armazenados na mesma pasta dos ficheiros vídeo (em Séquences capturées) (ver Apêndice n.º 34).

Em Projet, Réglages du projet, Général, Réglages de lecture, deve-se escolher a opção de leitura. Pode-se optar pela pré-visualização da montagem no ecrã do computador ou num monitor vídeo externo (ou num televisor), se o sistema estiver ligado. A pré-visualização no computador tem o inconveniente das imagens não serem fluentes e de não haver retorno do som. Em princípio, essa opção está seleccionada por defeito pelo programa (ver Apêndice n.º 35).

Em Projet, Réglages du projet, Vidéo, a opção Recompresser não deve ser seleccionada. No Áudio, seleccionam-se as opções 44100Hz para Fréquence, Aucune em Entrelacement e Non em Conversion de fréquence avancée (ver Apêndice n.º 36).

Pode-se ter uma visualização geral das configurações, em Projet, Tableau des réglages. A coluna Réglages d’acquisition não interessa, pois as aquisições já foram feitas (ver Apêndice n.º 37). Podem sempre ser realizadas alterações clicando em Réglages du projet ou em Exportation para definir os parâmetros da exportação. h

1.2. O ambiente do programa de montagem

Existem três janelas no ambiente do Premiere: o projecto (Chutier), o monitor (Moniteur) e a linha do tempo, na montagem (Montage).

Na janela do projecto irão lá estar os ficheiros necessários para a realização do projecto. A visualização dos ficheiros poderá ser alterada clicando nos ícones em baixo da janela. A linha do tempo permite criar a montagem final, juntando os diferentes ficheiros médias. Representa o encadeamento cronológico dos diferentes elementos da montagem. Pode-se alterar a escala clicando na seta em baixo à esquerda da janela (ver Apêndice n.º 38). Na janela do monitor, é preferível manter o modo de pré-visualização duplo. O modo único atrasa o trabalho, pois os elementos usados e a montagem em curso sobrepõem-se. Só é útil para visualizar o seu trabalho em tempo real. Clicando com o botão direito na janela, pode-se verificar se as margens admissíveis para o programa estão seleccionadas (em Marges admissibles pour le programme). Isso permite evitar que os títulos por exemplo, não aparecem no ecrã do televisor (ver Apêndice n.º 39).

Para além dessas três janelas, o programa oferece um leque de opções interessantes, dispostas em mais três categorias de janelas. Estão disponíveis no menu Fenêtre (ver Apêndice n.º 40). A primeira categoria corresponde à navegação na linha do tempo (Navigateur), ao histórico das últimas acções realizadas (Historique) e aos comandos e seus atalhos (Commandes). A segunda categoria corresponde aos efeitos que foram aplicados a um dos elementos da linha do tempo (Effets) e às informações sobre o elemento seleccionado (Infos). Por fim a terceira categoria corresponde à lista das transições disponíveis (Transitions), à lista dos efeitos que podem ser aplicados a um elemento vídeo (Vidéo) e à lista dos efeitos que podem ser aplicados a um elemento áudio (Áudio).

É portanto fundamental ter um bom ambiente de trabalho. Podem ser realizadas alterações indo a Fenêtre, Espace de travail e gravá-las em Enregistrer l’espace de travail (ver Apêndice n.º 41). h

1.3. Importação dos ficheiros

A janela do projecto é muito semelhante ao Explorador do Windows, porque organiza-se em pastas e em sub pastas. Pode-se alterar o nome das pastas do projecto, criar novas, importar ficheiros ou até mesmo pastas (ver Apêndices n.º 42 e 43). Nessa janela deverão estar todos os ficheiros que serão usados na montagem. h

    

2. Realização da primeira montagem

 

Para aprender a dominar o programa, nada melhor do que experimentar todas as suas funções, mesmo aquelas que não parecem ser úteis. No caso de ocorrer uma acção indesejada, pode-se sempre voltar atrás, servindo-se da janela do histórico (Historique) ou carregando em CTRL + C. h

 

2.1. Escolha e ajustamento das sequências vídeo

Antes de inserir uma sequência na linha do tempo, é preciso primeiro definir os pontos de entrada e de saída. Isto permite guardar o essencial dos planos e evitar inserir as partes de má qualidade ou desinteressantes. Assim, uma sequência pode ser cortada em várias mini-sequências. Para definir os pontos de entrada e de saída, duplo clique no elemento da janela do projecto. Se o elemento abrir numa nova janela e pretende-se trabalhar directamente no monitor Origem (Source), vai-se a Edition, Préférences, Général, Image fixe e verifica-se que a opção Ouvrir les séquences dans la fenêtre élément não está seleccionada. Depois, visiona-se a sequência e clica-se no botão do ponto de entrada e no de saída (ver Apêndice n.º 44). A parte seleccionada aparece sobre a forma de uma barra verde, na pista da leitura.

Para inserir a sequência seleccionada, é só clicar no elemento da janela do monitor e arrastar o cursor para a linha do tempo. Pode-se apenas inserir a pista do vídeo ou apenas a do áudio desactivando a opção correspondente em baixo da janela do monitor (ver Apêndice n.º 44). h

2.2. Inserção das sequências na linha do tempo

Antes de pensar em acrescentar títulos, legendas ou efeitos, é conveniente realizar uma pré-montagem o mais conseguido possível. Clicando com o botão direito do rato na janela da linha do tempo ou da montagem, aparecem as opções da janela (Options de la fenêtre de Montage) (ver Apêndice n.º 45). Convém não escolher no formato da pista (Format de piste) a primeira, pois irá tornar a navegação na linha do tempo muito lenta. O programa deve neste caso processar todas as imagens das sequências. O melhor é a segunda opção. Neste caso, apenas a primeira e a última imagem serão desenhadas.

No caso de ser necessário acrescentar mais pistas vídeo e áudio, basta ir ao menu Montage e seleccionar Ajouter une piste vidéo para a pista vídeo ou Ajouter une piste áudio para a pista áudio. As pistas Vidéo 1A e Vidéo 1B correspondem às sequências vídeo. As pistas Áudio 1, 2, 3… correspondem às sequências áudio. As transições são inseridas entre as várias sequências. Na inserção das sequências, o programa costuma ligá-las automaticamente na linha do tempo, não deixando espaço entre elas, o que é muito prático.

Uma das formas para navegar na linha do tempo e ter uma vista global de todo o projecto, quando é extenso, é alterando a escala (ver 1.2.). Há no entanto a possibilidade de navegar na linha do tempo na janela da navegação (Navigateur) (ver 1.2.) e de alterar o zoom (ou a escala) (ver Apêndice 46).

Para suprimir uma sequência da linha do tempo, é só seleccioná-la e carregar na tecla DELETE do teclado. Pode-se também aumentar ou reduzir a duração de uma sequência, colocando o ponteiro do rato numa das extremidades para que ele mude de aspecto (dupla seta negra ou croché vermelho). Depois clica-se e sem largar, arrasta-se então o rato para aumentar ou reduzir a sequência.

Para inserir uma sequência entre duas outras, basta seleccioná-la com o rato no monitor de origem e deslocá-la entre duas sequências da linha do tempo. Todos os elementos situados à direita deslocam-se automaticamente. Outra forma consiste em seleccionar o sítio onde se pretende inserir a sequência e clicar no segundo ícone a contar da direita, em baixo do monitor de origem (ver Apêndice 44). Quando se insere um elemento entre dois outros, são todos os elementos posicionados na linha do tempo que se deslocam para a direita. É possível escolher que pistas devem ser deslocadas, indo às opções da janela da montagem (Options de la fenêtre Montage), Au point d’Insertion e seleccionar a opção Modifier éléments seulement dans les pistes cibles.

Os elementos vídeo e áudio estão sempre sincronizados. Pode-se no entanto dessincronizá-los clicando no botão Activer/Désactiver le mode synchronisation, o ícone mais à direita em baixo da janela da montagem. h

2.3. Usar as ferramentas da montagem

A selecção das ferramentas efectua-se em cima à esquerda da janela da montagem. A ferramenta da selecção, representada por uma seta negra, é a que está activa por defeito (ver Apêndice n.º 47).

A ferramenta das selecções permite seleccionar vários elementos (blocos), uma pista ou várias pistas, a partir do sítio onde se clica com o rato na linha do tempo.

A ferramenta das modificações das ligações permite modificar o desenrolamento entre duas sequências, modificar as ondulações (efeito inverso), estender o débito (alongando a duração de uma sequência ou diminuindo-a, criando o efeito de aceleração ou de câmara lenta), deslocar por baixo modificando os pontos de entrada e de saída de uma sequência sem alterar a sua duração, e deslocar por cima, que tem a mesma função mas neste caso altera-se a sua duração.

A ferramenta dos cortes permite cortar uma sequência. A ferramenta dos multi-cortes corta várias sequências de cada pista no mesmo sítio.

As ferramentas do ponto de entrada e de saída permitem modificar a duração de uma sequência clicando no sítio onde se pretende criar um novo ponto.

A ferramenta da mão permite deslocar-se na linha do tempo e a da lupa aumentar ou diminuir o zoom numa zona dessa mesma linha. h

2.4. Pré-visualização de uma montagem

Há sempre a possibilidade de pré-visualizar a montagem no monitor Programa (Programme). Esse pré-visualização realiza-se com a leitura da linha do tempo. Há várias formas de efectuar essa operação.

Enquanto não houver efeitos nem transições e que as sequências forem apenas colocadas na linha do tempo sem modificações, a pré-visualização poder ser feita no monitor de programa. Os números da codificação do tempo (timecode) a verde em baixo à esquerda da janela indicam a duração total da montagem e os da direita indicam a posição actual da leitura. Pode-se clicar nesses últimos números para alterar a posição da leitura (ver Apêndice n.º 48). Os comandos de controlo permitem controlar a leitura na linha do tempo. O cursor azul representa a posição da leitura e pode ser arrastado. Para lançar ou parar a pré-visualização, basta carregar na tecla ESPAÇO.

A pré-visualização dos efeitos exige muitos cálculos por parte do programa. Isso impede a pré-visualização imediata das sequências que foram modificadas e que não correspondem aos ficheiros de origem. Por isso, durante a pré-visualização, o programa não calcula os efeitos e coloca uma pequena cruz preta sobre as imagens que deveriam ser modificadas no monitor. Para pré-visualizar a montagem com os efeitos, define-se uma zona de trabalho e depois carrega-se na tecla ENTER para que o programa crie os ficheiros de pré-visualização, antes de lançar a leitura. A zona de trabalho é delimitada por uma barra amarela, por cima da linha do tempo. Pode-se deslocar, aumentar ou reduzir essa barra, com a ajuda do rato (ver Apêndice n.º 49).

Por fim, a exportação vídeo permite pré-visualizar a montagem em ecrã inteiro no monitor. Vai-se a Fichier, Exporter le montage e Exportation vidéo. Antes de lançar a leitura, pode-se optar por fazer aparecer as linhas de barras e/ou um ecrã preto antes que as imagens apareçam. Pode-se optar também para fazer a leitura em ecrã inteiro ou duplicar o tamanho das imagens. h

 

3. Enfeitamento da montagem

 

3.1. Escolha das transições

O programa propõe nada menos do que 75 transições, e os parâmetros de cada uma delas podem ser modificados (ver Apêndice n.º 50).

As transições em esbatimento trazem uma maior fluidez à ligação entre dois planos. O esbatimento encadeado é o efeito mais correntemente usado, para passar de um plano A a um plano B. O factor mais importante relativamente à aplicação dessa transição é a duração dada. Em função dessa duração, o efeito será mais ou menos visível.

A porta de janela é outro efeito muito vulgar. Consiste no revestimento progressivo de uma imagem por outra. Pode ser apenas uma simples porta que se abre da direita para a esquerda, ou inversamente, mas também pode ter a forma de figuras geométricas produzindo efeitos invulgares.

As transições em 3D produzem um efeito espectacular mas necessitam de um tempo de cálculo muito mais importante do que os efeitos em 2D.

Os outros efeitos são mais específicos. Poderão ser usados para criarem efeitos de transparência, luminosidade, cor, etc. h

3.2. Inserção de uma transição

As transições têm que ser obrigatoriamente inseridas na pista Vidéo 1. Nas propriedades da janela, pode-se seleccionar a opção Animer para animar todas as pequenas vinhetas das transições. Para ter informações acerca de uma transição, basta seleccioná-la. Essas informações aparecem na janela Infos.

A transição, para que possa funcionar, deve ser colocada entre dois elementos vídeo da linha do tempo (ver Apêndice n.º 51). A maioria das transições tem parâmetros que podem ser alterados. Basta clicar com o botão direito do rato na transição colocada na linha do tempo e seleccionar Paramètres de la transition. Pode-se aí escolher na janela de início e de fim a primeira e a última imagem da transição. Pode-se também definir a espessura do contorno em Contour e a cor em Couleur. Para visualizar o efeito sobre as imagens activa-se a opção Afficher les images. À direita, há vários ícones que permitem alterar o sentido da selecção, se a transição deve ser aplicada de A para B ou vice-versa por exemplo.

Por fim, pode-se alterar a duração da transição clicando com o botão direito na transição e seleccionando Durée. h

3.3. Criação de um título

Os títulos mais simples são os títulos fixos. Aparecem num fundo animado e podem igualmente aparecer e desaparecer num efeito de esbatimento. Os títulos animados são tradicionalmente usados para realizar um genérico que desfile de baixo para cima. Os títulos em 3D são espectaculares e pouco vulgares.

O programa Premiere está equipado com o seu próprio módulo de titulação. São guardados num ficheiro com a extensão .ptl. Para abrir este módulo, vai-se a Fichier, Nouveau, Titre. Depois dá-se um nome indo a Fichier, Enregistrer sous. Pode-se aceder às opções clicando com o botão direito do rato na janela do título (ver Apêndice n.º 52). O tamanho (Taille) escolhido deve corresponder aos ficheiros de origem. O fundo (Fond) é a cor do pano de fundo do título. A opção Afficher les titres admissibles permite assegurar que o título não será truncado no televisor. Por fim, a opção Opaque permite que o título apareça num fundo opaco, caso contrário aparece incrustado na pista vídeo.

Para que o título figure sobre uma sequência vídeo, pode-se fazer aparecer uma imagem dessa sequência, deslocando-a da janela Projecto para a janela Título. Para modificar essa imagem, abre-se o vídeo no monitor de origem, coloca-se o cursor de leitura na posição pretendida, clica-se com o botão direito do rato e selecciona-se Definir la marque de l’élément, 0 (Image postérisée). A imagem é automaticamente colocada na janela do título (ver Apêndice n.º 53).

As ferramentas de titulação estão acessíveis no painel à esquerda da janela e permitem, para além de inserir texto, inserir formas geométricas ou desenhar figuras. Para inserir texto, selecciona-se a ferramenta adequada (ver Apêndice n.º 54). Clica-se com o rato no sítio onde se pretende entrar o texto. Depois é só escrevê-lo. Há várias opções que estão disponíveis. Pode-se redimensionar o texto, modificar a cor, o sombreado. Clicando com o botão direito no texto, aparece uma série de opções (ver Apêndice n.º 55). Se vários elementos se sobrepõem, pode-se escolher a forma como serão colocados uns em relação aos outros, com as funções primeiro plano (Premier plan) ou fundo, último plano (Arrière-plan).

Para criar um título que desfila, como um genérico de fim de filme, selecciona-se a ferramenta Título deslizante. Definem-se depois as dimensões da moldura clicando num sítio da janela do título e arrastando o rato mantendo o botão carregado. É dentro da moldura que o título irá desfilar. É possível criar um título que desfile verticalmente. Neste caso, carregue-se na tecla ENTER entre cada parte do texto. As alterações que se podem efectuar num título fixo continuam disponíveis. Mas há mais opções ainda, clicando com o botão direito do rato no elemento e escolhendo Options de titre déroulant (ver Apêndice n.º 56). Pode-se especificar a duração a partir da qual o título começará a desfilar (Preroll) assim como a duração durante a qual o título deve ficar fixo no fim (Postroll). Os campos Accélération e Décélération permitem escolher o número de imagens até que o desfile tenha atingido a sua velocidade normal ou antes que fique congelado. Para manter uma velocidade contínua, deixa-se o valor 0.

Por fim, para inserir o título na linha do tempo selecciona-se o mesmo directamente na janela do título ou a partir da janela projecto. Pode-se ainda alterar a sua duração, clicando com o botão direito do rato no elemento e seleccionar Durée. h

3.4. Transparências e trajectórias

Outra utilização da função de titulação do programa é a possibilidade de importar imagens fixas que poderão desempenhar o papel de título. Pode-se igualmente animar os títulos ou as imagens incrustadas definindo as trajectórias. Esses efeitos funcionam perfeitamente com os títulos, as imagens fixas e até mesmo com outras sequências vídeo.

Um dos efeitos é a gestão da transparência. Aplica-se a técnica do esticamento, muito útil também na mistura áudio. Primeiro clica-se no triângulo Reduzir / Aumentar a pista (ver Apêndice n.º 57). Clica-se depois em Afixar os esticamentos de opacidade. Uma linha vermelha aparece por baixo do elemento da pista. Em cada extremidade aparecem puxadores representados por pequenos quadrados vermelhos. A linha vermelha revela o nível de opacidade. Com os puxadores pode-se alterar a opacidade em todo o elemento. Para criar um novo puxador, basta clicar directamente no sítio da linha onde se pretende criar. O ponteiro do rato toma a forma de um dedo estendido. Pode-se acrescentar mais puxadores ou apagá-los, deslocando-os com o rato fora do elemento. A tecla SHIFT permite afixar a percentagem de opacidade, quando é ajustada. Seleccionando a ferramenta ajustamento do esbatimento, pode-se deslocar vários puxadores ao mesmo tempo.

Em princípio a gestão da transparência aplica-se sobre a totalidade de um elemento. Mas se o pretendido é conservar a opacidade numa zona precisa da imagem, deve-se efectuar neste caso uma incrustação. É dessa forma que os programas de televisão procedem para incrustar um apresentador num cenário virtual (técnica do fundo azul). Nesta mesma lógica, o programa consegue fazer o mesmo gerindo a incrustação definido por vários critérios. Para os definir, selecciona-se o elemento a modificar na linha do tempo e vai-se a Elément, Options vidéo e Transparence ou a Transparent, Configuration na janela dos efeitos (ver Apêndice n.º 58). A janela Amostra (Echantillon) permite visualizar o efeito da incrustação. Clicando num dos ícones em baixo dessa janela, a imagem aparecerá num fundo branco ou preto ou num xadrez representando um fundo transparente. Seleccionando o ícone da página virada, a imagem aparecerá por cima das imagens das pistas vídeo da linha do tempo. Este modo permite então pré-visualizar a incrustação final.

No menu Tipo de incrustação (Type d’incrustation) pode-se escolher a forma como será aplicada a transparência. A incrustação em colorismo (Chrominance) é a mais usada. Essa função permite apagar o pano de fundo, independentemente da sua cor. Selecciona-se a cor que se pretende tornar transparente na janela Cor (Couleur). Os cursores permitem ajustar a tolerância (Tolérance), o esbatimento (Dégradé), o limiar (Seuil) e o recorte (Découpe).

Depois da fase da incrustação pode-se animar o título definindo uma trajectória. Depois de seleccionar o elemento na linha do tempo, vai-se a Elément, Options vidéo e Trajectoire ou clica-se na opção Trajectoire Configuration na janela dos efeitos (ver Apêndice n.º 59). A configuração da trajectória funciona segundo o princípio das imagens chave, que serão muito usadas para acrescentar efeitos às sequências vídeo. A imagem chave é acrescentada no momento preciso da sequência que se pretende trabalhar. Podem-se acrescentar imensas imagens chave. Cada imagem chave permite definir a maneira como o efeito será aplicado. No caso presente, indica-se a imagem com a ajuda do ponteiro do rato na linha da Duração (Durée). A imagem chave aparece sob a forma de uma mão e é representada por um quadrado branco na janela da trajectória. Lá, clica-se neste quadrado e sem largar arrasta-se o rato de forma a alterar a trajectória. Na zona das informações (Infos) estão as características da imagem chave. Para além das coordenadas, essas características definem igualmente o degrau da rotação, o nível do zoom e mesmo a deformação da imagem. Depois, o programa calcula automaticamente a trajectória de uma imagem chave a uma outra. Para suprimir uma imagem chave, é só seleccioná-la e carregar na tecla DELETE. h

 

4. Filtros e efeitos especiais

 

4.1. Criar acelerações e efeitos de câmara lenta

No cinema, os efeitos de câmara lenta são realizados com material específico no momento da filmagem, permitindo rodar a uma velocidade superiora. No programa, a única forma de criar este efeito é alongando a duração da sequência. O problema é que as 25 imagens por segundo não chegam. Para reduzir a velocidade da sequência para metade, são necessárias 50 imagens por segundo. Assim, quando é criado o efeito de câmara lenta, o programa contenta-se de duplicar as imagens existentes. O resultado é um efeito de sacadas pouco estético. De qualquer forma, os melhores resultados obtidos serão os efeitos múltiplos de dois.

Para criar este efeito, selecciona-se a sequência na linha do tempo. Clica-se com o botão direito do rato e selecciona-se Vitesse… (ver Apêndice n.º 60). Entra-se em Nouvelle fréquence a percentagem da velocidade normal. Um valor inferior a 100 cria um efeito de câmara lenta e um valor superior a 100 um efeito de aceleração. Para o efeito de câmara lenta, os melhores resultados são obtidos entrando os valores de 50%, 25%, 12,5%, etc. Para o efeito de aceleração, as imagens são suprimidas e normalmente os resultados obtidos são particularmente bons. h

4.2. Acrescentar efeitos especiais

O programa dispõe de mais de 75 filtros de efeitos vídeo. Todos os efeitos são acessíveis na janela Vídeo, onde estão agrupados em pastas (ver Apêndice n.º 61). Pode-se facilmente reorganizar as pastas e criar novos. O Adobe Premiere 6.0 tem filtros potentes, provenientes do programa After Effects. Mas pode-se ainda aceder aos antigos filtros, clicando na seta em cima à direita e indo a Afficher les éléments masqués. Aparece então uma nova pasta, a dos filtros obsoletos (Obsolètes). Contrariamente às transições, os filtros não dispõe de descrição na janela de informações (Infos). Para obter pormenores acerca dos filtros, deve-se recorrer à ajuda do programa.

No programa, um filtro aplica-se à integralidade de uma sequência na linha do tempo. Para criar um efeito numa parte só da sequência, deve-se primeiro cortá-la em várias sequências. Ou, se o efeito o permitir, usar o sistema das imagens chaves. Para aplicar um filtro a um elemento, basta seleccioná-lo e arrastá-lo com o rato da janela do vídeo (Vidéo) até ao elemento da linha do tempo. Cada vez que se aplica ou se modifica um filtro, o programa necessita de fazer um novo cálculo para poder pré-visualizar o elemento. Enquanto esse cálculo não for realizado, a janela do monitor afixa um X preto em cima à esquerda, durante a leitura do elemento.

Quando um filtro é aplicado a uma sequência na linha do tempo, os cursores permitem efectuar ajustamentos na janela dos efeitos. Para activar o efeito, clica-se no quadrado Activar o efeito. Um sinal «F» aparece (ver Apêndice n.º 62). O quadrado ao lado permite activar as imagens chave. Para suprimir um filtro, basta seleccioná-lo e clicar no ícone do lixo. Pode-se cumular vários filtros sobre um mesmo efeito. Estes são aplicados na ordem descendente. A ordem dos filtros é muito importante pois os resultados podem ser completamente diferentes se a ordem é alterada. Para modificar a ordem é só seleccionar o filtro e deslocá-lo com a ajuda do rato para a posição desejada, sem largar o botão.

É possível configurar os efeitos, na janela dos efeitos, ao alterar os números indicados (ver Apêndice n.º 62). Pode-se ver a pré-visualização do efeito na janela do Monitor. Essa pré-visualização pode ser ajustada no menu da janela. Clicando em Configuration, o programa abre uma janela que permite efectuar alterações na aplicação do efeito (ver Apêndice n.º 63). Existem muitos filtros no programa e uma boa parte é explicada na ajuda do programa Aide, Contenu, Application d’effets e Effets vidéos fournis avec Premiere (ver Apêndice n.º 64).

Outra das formas para aplicar um efeito é criar imagens chaves, directamente na linha do tempo. Para isso, é preciso aumentar a pista seleccionada (ver Apêndice n.º 65). Depois clica-se no ícone Afixar as imagens chave. Se vários efeitos estão aplicados à sequência seleccionada, clica-se na seta e selecciona-se o efeito que se deseja alterar. Por defeito, a sequência tem duas imagens chave, a primeira e a última. Para acrescentar outra imagem chave, basta deslocar o ícone da leitura na imagem pretendida. Depois, clica-se no quadradinho Acrescentar / Suprimir uma imagem chave. É possível deslocar uma imagem chave seleccionando-a com o rato e movendo-a ao longo da sequência seleccionada. Por fim, é só alterar o efeito para cada imagem chave, indo à janela dos efeitos. Para suprimir uma imagem chave, basta seleccioná-la e verificar que o quadradinho Acrescentar / Suprimir uma imagem chave está branco. h

4.3. Usar os filtros de aferição

Os filtros de aferição consistem em corrigir alguns aspectos do vídeo, como a cor, a luminosidade ou o contraste. Apesar de serem aplicados como os efeitos especiais, estes têm um objectivo diferente. O que se procura não é subjugar o espectador mas melhorar a imagem e que o efeito passa o mais despercebido possível. Estes filtros encontram-se na janela do vídeo em Ajuster, Image, Net e Flou. Os filtros mais usados são Luminosité et contraste e Balance des couleurs. h

 

5. O tratamento do som

 

O som tem muito importância na qualidade de um filme. Tal como para a imagem, o trabalho do som não é limitado à captura e pode ser digitalizado e tratado em pós-produção. No programa Premiere, pode-se ajustar a montagem do som das sequências vídeo mas também acrescentar comentários, música e efeitos sonoros. h

 

5.1. A montagem do som

Tal como na montagem vídeo, a montagem do som consiste na disposição dos elementos áudio segundo uma ordem cronológica. O programa reconhece vários formatos áudios, como o WAV, AIF e o MP3. Permite ainda extrair o som das sequências vídeo. Inserir ficheiros áudio e aumentar pistas áudio à linha do tempo é um processo semelhante usado para a montagem vídeo.

É possível escolher o sítio preciso para inserir uma sequência áudio e escolher também quando comece e quando termina. Também pode-se deslocar um elemento áudio associado ao elemento vídeo, mas para isso é necessário clicar no botão Activar / Desactivar o modo sincronização (ver Apêndice n.º 66). Este modo aplica-se no Premiere 6.0 a todos os elementos da linha do tempo (ao contrário das últimas versões do programa). Para associar dois elementos dessincronizados, é só usar a ferramenta Ligar / Romper a ligação. Depois selecciona-se a sequência vídeo e coloca-se o ponteiro do rato na sequência áudio. O ponteiro toma então a forma de dois anéis. Finalmente clica-se no elemento a ligar. Na montagem áudio, convém trabalhar em várias pistas e não ligar todas as sequências áudio numa só, pois assim não se torna possível aumentar, reduzir ou misturar as diversas sequências. h

5.2. Acrescentar um comentário

Um comentário permite ligar dois planos entre eles e dar uma unidade a uma cena. E permite obviamente dar um ponto de vista sobre o que foi filmado ou partilhar uma experiência vivida. O programa Premiere não dispõe de funções de gravação áudio. Torna-se então necessário passar por outro programa para gravar um comentário áudio. Basta dispor de uma placa de som e de um microfone.

Antes de gravar um comentário, é necessário seleccionar nas propriedades do controlo do volume do Windows o microfone e ajustar o volume (assim como os agudos e os graves, nas propriedades avançadas). Depois abre-se o programa de gravação áudio, como o Creative Wave Studio. Em princípio, as placas de som vêm acompanhadas com programas específicos e convém sempre usá-los. O Windows dispõe também de uma pequena ferramenta básica, o magnetofone. Para visionar as imagens durante a gravação, pode-se sobrepor o programa de áudio com o Premiere (ver Apêndice n.º 67). No programa Premiere, desactivam-se todas as pistas áudio, coloca-se o ponteiro da leitura no sítio definido e começa-se a gravar com o programa de gravação áudio. Claro que de imediato lança-se a leitura clicando no botão de leitura da janela do monitor Programme do Premiere. Depois, é só gravar a sequência áudio e juntá-la ao projecto do Premiere.

Pode-se também acrescentar músicas ao projecto, por exemplo retirando-as de um CD áudio. Neste caso, pode-se usar outro programa específico, como o dMC Áudio CD Input (ver 2.3. da 2ª parte). h

5.3. Acrescentar efeitos sonoros

É muito útil acrescentar efeitos sonoros, para sublinhar uma acção, como o bater de uma porta, uma explosão, um ladrar… h

5.4. Realizar uma mistura

Uma vez todos os elementos sonoros colocados nas pistas áudio da linha do tempo, deve proceder-se à etapa da mistura, que consiste em ajustar o volume do som de cada elemento e verificar se eles se sucedem de uma forma agradável à audição. Dado que as condições caseiras não são as melhores pois a qualidade oferecida pelos computadores e as condições dos locais de trabalho são geralmente insuficientes, convém usar um bom auscultador.

A primeira parte da mistura consiste em controlar e ajustar o volume de cada sequência áudio em relação ao conjunto da montagem. No programa, o volume ajusta-se definindo o ganho áudio de cada elemento. Uma das formas de proceder é semelhante ao método usado para ajustar o nível de transparência de uma sequência vídeo (ver 3.4. e Apêndice n.º 57). Outra das formas será servir-se da janela Mistura áudio (Mixage áudio).

Para aceder à linha de esticamento do volume, deve-se aumentar a pista áudio. Aparece então uma linha vermelha, que corresponde ao nível actual do ganho áudio, em percentagem (ver Apêndice n.º 68). Se não aparece, deve-se verificar se os quadrados Afixar / Esconder os níveis de áudio e Afixar os esticamentos do volume estão activados. Para ajustar o volume sonoro do elemento, usa-se a ferramenta do esbatimento, clica-se e arrasta-se a linha vermelha do esticamento do volume. Carregando ao mesmo tempo na tecla SHIFT aparece a percentagem do volume. Também se pode entrar essa percentagem em Elément, Options áudio e Gain áudio.

          A ligação entre dois elementos sonoros é por vezes brutal e pode prejudicar a fluidez do conjunto. Este problema pode ser remediado efectuando um esbatimento sonoro no início e no fim de cada elemento. Para isso, clica-se no ícone da ferramenta da selecção, aproxima-se o rato e clica-se no sítio onde se pretende criar um puxador. Para criar dois puxadores lado a lado, usa-se a ferramenta da tesoura. A seguir, selecciona-se um dos puxadores criados com a ferramenta da selecção. O ponteiro do rato adquire a forma de uma mão. Por fim, desloca-se o nível desejado com a ajuda do rato.

          O programa, a partir da sua versão 6.0, dispõe de uma janela Mistura áudio em Fenêtre, Mixage Áudio (ver Apêndice n.º 69). Esta janela permite visualizar o nível sonoro de cada pista assim que de todo o conjunto misturado. Todos os ajustamentos realizados nas pistas áudio, nomeadamente o ganho áudio, aparecem nesta janela. A partir desta janela podem-se realizar vários ajustamentos. Pode-se alterar o balanço de um elemento áudio e criar um efeito de panorâmica, se este for mono por exemplo. Pode-se controlar a leitura e a gravação automática nos controlos de leitura. Pode-se desactivar ou activar pistas, clicando em Silence. Por fim, para cada pista, pode-se gravar automaticamente as modificações durante a leitura em Automatização na escrita, ler a pista tal como foi misturada na linha do tempo em Automatização na leitura ou efectuar apenas uma leitura simples em Automatização inactiva. Indo a Opções da janela de Mistura áudio (Options de la fenêtre de Mixage áudio), pode-se alterar a maneira como as acções são controladas pelos cursores.

Finalmente, o Premiere dispõe de uns vinte filtros de efeitos áudio, presentes na janela Áudio (ver Apêndice n.º70 e Anexo n.º 1). Estes filtros podem ser aplicados da mesma forma como são aplicados os filtros vídeo. Uma vez aplicados, podem ser configurados na janela dos efeitos e em Configuração. A «pré-visualização» aqui faz-se clicando no quadrado Ecouter (ver Apêndice n.º 71). h

ANEXO 1

FILTROS DE EFEITOS ÁUDIO h

Panorâmica auto

Cria um efeito de panorâmica entre a pista esquerda e direita de um elemento áudio

Baixos / Agudos

Permite regular a tonalidade de uma sequência

Amplificação

Amplifica unicamente os sons fracos de uma sequência

Coro

Copia o som deslocando-o em relação ao original. É semelhante ao efeito do eco só que aqui é a frequência do som que é deslocado

Compressão / Expansão

Controla a diferença entre os sons mais fortes e os mais suaves

Eco

Copia o som deslocando-o em relação ao original

Igualização

Permite regular precisamente a tonalidade de uma sequência

Via esquerda e direita

Permite combinar as duas pistas de um elemento estéreo sobre uma pista, esquerda ou direita

Modulação

Efeito sobre a frequência do som

Passe alto e baixo

Permite suprimir os altos ou os baixos das frequências de uma sequência

Efeito múltiplo

Efeitos de coro e de eco mais complexos

Atraso de referência sonora múltipla

Permite criar efeitos de eco

Porta de ruído

Permite definir o limite em baixo do qual o som é suprimido

Levantamento / ruído

Permite suprimir uma frequência precisa

Panorâmica

Ajustamento do balanço

Igualização panorâmica

Permite ajustar ainda mais precisamente uma tonalidade de um elemento do que os efeitos acima indicados

Reverberação

Simula o acústico num sítio específico

Permutação esquerda e direita

Permuta a pista esquerda e direita numa sequência estéreo